Machado: «Que isto não aconteça a nenhuma equipa em Portugal»
O treinador do V. Guimarães, Manuel Machado, em declarações após o jogo com o Sporting, da 10ª jornada da Liga, que os vimaranense: estiveram a perder por 2-0 e acabaram por vencer 3-2
Apanhou o Benfica no segundo lugar, foi um triunfo sofrido, nestas condições?
Relativamente à primeira parte, para mim não é relevante apanhar o Benfica na tabela, conhecemos a ordem natural pela qual se rege. A questão classificativa nunca foi o enfoque em relação a este jogo. Era importante ter mais três pontos, no sentido de chegarmos a um patamar que estabelecemos para a primeira volta. Nesse sentido, estamos satisfeitos com a vitória. Quanto ao jogo, tem de ter abordagem dupla. Teve algumas coisas que não quero para equipa nenhuma do futebol português. Houve dois ou três erros graves. É admissível que um jogador no limite do fora-de-jogo, mas em posição irregular, leve a uma decisão errada. Não é admissível que uma carga grosseira e uma bola que bate dois palmos fora da linha possa ser um golo. O juiz de linha do lado contrário ao banco teve dois ou três momentos em que se equivocou, sempre contra o V. Guimarães. Esta vitória final, ultrapassando esses erros, e depois ultrapassar a boa equipa do Sporting, em vantagem, dá um certo prazer. Houve uma boa reacção no segundo tempo, tentei acalmar jogadores ao intervalo. Depois, não posso esbatê-lo, a atitude do Maniche prejudicou a equipa e deixou o Sporting com défice físico, para a frescura que tínhamos, para acontecer o que aconteceu. Explorámos bem a superioridade numérica e fizemos uma boa partida, conseguindo boa vitória.
Chegar à Europa mantém-se como objectivo principal, não pensa mais alto?
«Não há qualquer tipo de alteração. Temos um objectivo bem determinado, estamos no futebol há mais de 30 anos, sabemos que as coisas no jogo mudam rapidamente. Não temos outro tipo de ambição a não ser colocar o Vitória nos cinco primeiros. Não me pergunte em qual...
Há um gosto especial por apanhar o Benfica de Jesus?
«Sou omisso, desejo uma excelente semana de trabalho e vamos falar de coisas sérias. Vamos tentar elevar o nosso discurso e tornar mais saudável o futebol e mais produtiva a indústria. »