A FIFA vai avançar com um sistema tecnológico que permita perceber em um segundo se a bola passou ou não a linha de baliza. Qual será o sistema, ainda não está definido. As empresas de tecnologia têm até ao final do mês de Novembro para apresentar ideias, sendo que depois a FIFA escolhe a que melhor se adequar.
Certo é que os sistemas testados no passado, como por exemplo o Olho de Falcão, não serão opção, por ter sido provado que não adaptam ao futebol. Ora os novos sistemas que forem apresentados serão testados em Março, na próxima reunião do IFAB (departamento da FIFA que estuda as alterações nas leis do jogo).
Para já ficou assente, na reunião do mesmo IFAB realizado esta quarta-feira, que o dossier sobre a tecnologia na linha de baliza, vai ser reaberta. Recorde-se que há pouco tempo o próprio presidente da FIFA, Joseph Blatter, tinha considerado que seria «um absurdo não para reabrir o processo».
Ora nesse sentido, o IFAB considera que o sistema de baliza deve dar a indicação de um golo «imediata e automaticamente confirmada no prazo de um segundo», deve ser «precisa» e deve «ser apenas comunicada aos árbitros do jogo». Ao mesmo tempo, vão ser ouvidas as impressões sobre o árbitro de baliza junto da UEFA.