O Benfica conta chegar hoje a Lyon, onde amanhã defronta o Olympique, em partida a contar para a 3.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões. Os responsáveis encarnados preparam um plano alternativo por forma a contornar as manifestações de protesto para com o aumento da idade da reforma, dos 60 para os 62 anos, em França. A solução deve passar por viagem de avião até Genebra, sendo os restantes 150 quilómetros feitos de autocarro (cerca de duas horas).
Nos últimos dias, a indignação dos franceses levou à realização de greves que têm afetado os aeroportos daquele país. Atentos, os responsáveis benfiquistas trataram de estudar formas alternativas de chegar a Lyon. Ontem mesmo seguiu um elemento para aquela cidade suíça, no sentido de tratar das questões logísticas, tentando encontrar meios de transporte para a equipa e restante comitiva. “Temos uma estrutura montada por forma a garantir que chegamos a Lyon”, assegurou a Record fonte dos encarnados sem, no entanto, precisar como.
Não ao adiamento
Segundo fonte da UEFA contactada pelo nosso jornal, o cancelamento do encontro entre o Ol. Lyon e o Benfica está fora de questão, garantindo, inclusive, que tal cenário “nunca foi equacionado”.
O mesmo interlocutor esclareceu que a UEFA “está a par” de tudo o que se passa em França e que tem estado em contacto com os clubes francês e português para “definir a melhor solução.” No entanto, esclareceu que o desafio decorrerá na hora e no dia marcados – ou seja, amanhã, às 19.45 horas (mais uma em França).
Perante estes dados, a comitiva encarnada vai estar na Portela à hora marcada (partida às 10 horas, de acordo com o programa tornado público na semana passada, em avião fretado) para viajar. Se as águias seguirão diretamente para Lyon, aterrando no Aeroporto de Saint Exupéry pela 12.10 (13.10 locais), ou se farão um ligeiro desvio por forma a furar a greve é o que está por saber. Tudo vai depender da forma como evoluírem os acontecimentos em França.
Uma coisa é certa: os lisboetas têm montado um plano alternativo para não falhar este compromisso europeu frente a um do rival direto na luta pelo 1.º lugar do grupo e pela qualificação aos oitavos-de-final da Champions. O treino de adaptação ao palco do encontro, o Estádio Gerland, está aprazado para as 17.30, após a conferência de imprensa de Jorge Jesus e de um jogador.